quinta-feira, maio 03, 2007

Pandora disponível apenas para EUA e Reino Unido.



O site da rádio on-line Pandora vai deixar de oferecer streaming de músicas para internautas de fora dos EUA e do Reino Unido a partir desta quinta-feira (3). O anúncio foi feito em um comunicado enviado aos usuários ontem pelo próprio fundador da empresa, Tim Westergren.

"Hoje, nós temos uma notícia extremamente frustrante para compartilhar com vocês. Devido a restrições internacionais de licenciamento, sentimos muito, muito em dizer que teremos de começar a impedir o acesso ao serviço para a maioria dos países de fora dos Estados Unidos", diz a carta.

A justificativa oficial para o cancelamento do serviço foi a de que os acordos de licenciamento e pagamento de royalties para cada faixa ou álbum disponibilizados no Pandora cobririam apenas o território americano. Para transmitir essas mesmas músicas para usuários de outros países seria necessário estabelecer outros contratos locais de licenciamento.

"É difícil revelar o quão frustrante é isso para nós. Nossa visão permanece sendo a de eventualmente transformar o Pandora em um serviço verdadeiramente global, mas neste momento não podemos continuar como estávamos. Como uma companhia pequena, a melhor chance que temos de conquistar o nosso sonho de levar o Pandora para todo o mundo é expandir para onde a lei permitir", continua o comunicado.

Para identificar o país dos usuários, o Pandora pretende verificar o endereço de IP das máquinas (espécie de impressão digital dos computadores ligados à internet). Caso não corresponda às regiões permitidas, a transmissão das músicas será bloqueada automaticamente.

Ctrl_C/Ctrl_V do G1.globo.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Acho isso muito ruim. Eu não escutava esta rádio, mas não gosto da idéia de bloquearem sites. Se isso vira moda a internet vai perdendo o sentido. Acho que issfoi incentivado pelo caso da Cicarelli! hehehehe... sei lá... o motivo não é o mesmo mas o resultado sim. É uma pena.